terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Esc@ndalo, de Therese Fowler

Autora: Therese Fowler
Título original: Exposure
Editora: Novo Conceito
É bom?: ★★★
Páginas: 384

Sinopse: Amelia Wilkes tem um pai rigoroso que não permite que ela namore, mas isso não a impede de viver um romance secreto com o cativante Anthony Winter. Desesperadamente apaixonados, os dois sonham uma vida juntos e planejam contar tudo sobre seu amor aos pais de Amelia... Mas só depois que ela completar dezoito anos — e for legalmente reconhecida como adulta. No entanto, a paixão do casal é exposta mais cedo do que o previsto... Eles são jovens, andam grudados aos seus celulares e postam todo tipo de informação — inclusive aquelas informações mais particulares, que só deveriam dizer respeito a eles mesmos — até que o pai de Amelia encontra fotos de Anthony, nu, no computador de sua filha. Poucas horas depois, Anthony é preso. Apesar dos protestos de Amelia, seu pai usa de todo o poder e influência entre os policiais, e entre os meios de comunicação, para transformar Anthony em um pervertido que caçava sua inocente filha. De mãos atadas, cabe aos dois apaixonados arriscar uma última saída, ousada e perigosa, e apagar a acusação de sexting que Anthony recebeu.

Quando vi a capa de Esc@ndalo não soube bem o que pensar. A capa não era particularmente bonita, e quando alguém compara um livro à obra Romeu e Julieta eu simplesmente perco a vontade de ler, por que nunca gostei da peça (me julguem). Mas eu me senti atraída quando soube que a história era baseada em algo que tinha acontecido ao filho da autora. Então solicitei o livro.

Esc@ndalo conta a história de Amelia Wilkes e Anthony Wilkes, dois adolescente que estudam num dos melhores colégios da cidade e que são namorados. Nada mais comum, certo? Errado. 

Anthony estuda no colégio como bolsista, sua mãe, Kim, é professora de francês e ele foi criado sem pai. No entanto, Anthony sempre foi um garoto inteligente, educado e dedicado, e seu maior sonho é ser ator e trabalhar na Broadway. Esse sonho só se intensifica quando ele conhece Amelia, que vem de uma família muito rica, que também sonha em ser atriz. O problema é que o pai de Amelia, Harlan Wilkes, é um homem muito rígido e que não permite que ela namore.

Amelia e Anthony mantém o relacionamento escondido, com apenas alguns amigos próximos sabendo e a mãe de Anthony. Os dois são muito cuidadosos e pretendem contar ao pai de Amelia tudo o que estão planejando - a vida juntos, a Broadway - quando a garota completar 18 anos, mas tudo cai por água abaixo quando Harlan encontra fotos de Anthony nu no computador da filha.

Harlan é incapaz de acreditar que sua filha, a doce e pura Amelia, seria capaz de QUERER manter fotos desse gênero. Então o pensamento mais óbvio é que o rapaz está depravando sua filha, talvez até abusando dela, e a atitude mais correta a ser tomada é chamar a polícia.

Anthony é preso e, não importa quantas vezes Amelia diga que era namorada de Anthony e que pedira pelas fotos, seu pai se recusa a aceitar tal ideia. Enquanto isso, a vida de ambas das famílias sofre mudanças drásticas e dramáticas, mas sem nunca perder o realismo.

O que mais me dói saber é que existem pessoas como o pai de Amelia, como o advogado dele, que fariam de tudo para colocar um inocente na cadeia. E também existem pessoas como os "figurantes" do livro, ignorantes, que não procuram a fundo por uma resposta e acreditam em tudo o que a televisão diz.

Na minha opinião a maior mensagem do livro é a importância da família. E não existe família sem confiança, sem diálogo. E Anthony tinha uma boa relação com a mãe na mesma proporção que Amelia não tinha confiança suficiente para com seus pais. Se Amelia tivesse contado a sua família sobre o namoro, teriam sido as coisas diferentes? Será que a culpa é de Amelia, que manteve o segredo, ou dos pais, que não aceitariam nunca que a filha namorasse alguém, não importa quem seja? Será que existe mesmo culpado nessa história?

Esc@ndalo é um livro feito para se refletir sobre. Para pensar em como a justiça é aberta a interpretações e, nesse caso, como é difícil distinguir um crime de algo inocente. Mais importante, o livro serve como lição aos jovens sobre os cuidados a se tomar com seu acesso à internet. Pois, assim como existem mal entendidos como o de Amelia e Anthony, existem histórias reais de abuso e de distribuição de pornografia.



Essa capa foi a única que achei na internet, a pesar de o livro já ter sido publicado em vários países. Eu, particularmente, gostei muito mais dessa capa americana do que da capa brasileira, a pesar de os modelos da capa brasileira parecerem com os personagens e os da americana, não. Qual capa vocês preferem?

Bom gente, é isso. Espero que tenham gostado da resenha e que sintam-se impelidos a ler o livro. Uma história tão incrível assim merece muitos leitores *----*
Beijos!

2 comentários:

  1. Antes estava ansiosa para ler, porque foi comparado com Romeu e Julieta, mas depois que descobri que não tem tanto a ver assim, comecei a me desinteressar. Mas vou ler em breve, espero que eu goste...

    Beijos,
    Mands - Outbreaks.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é por que não tem a ver, nada verdade tem MUITO a ver uma coisa com a outra, só que eu gostei mais do livro do que da peça :v

      Excluir

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D